THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

                                       
                                 
 > Enoticias      >  O Melhor do Bairro  

viajar é sonhar blog de viagens e turismo regional e no Brasil

viajar é sonhar blog de viagens e turismo regional e no Brasil



Booking.com

Dourados: Atrativos naturais, passeios, artesãos e águas transparentes

Crédito: Divulgação Prefeitura Dourados
Os atrativos culturais e naturais da cidade de Dourados encantam e ganham ainda mais destaque com a passagem do símbolo dos Jogos Rio 2016

Região de terras férteis e de localização estratégica, a cidade de Dourados, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, figura como um destino de grandes oportunidades no mundo do agronegócio, da pecuária, do comércio e dos serviços.

A sua população, resultado da combinação de povos oriundos de vários estados brasileiros, dá o toque hospitaleiro dessa cidade que, além de seus agradáveis bares, restaurantes e casas noturnas, é ainda cercada pelas belezas naturais de Bonito e do Pantanal.

As festas tradicionais, como a Festa do Peixe, a ExpoAgro, e Festa Junina e a Japão Fest atraem todos os anos diversos turistas, que também podem aproveitar a passagem pela cidade para conhecer os monumentos e esculturas produzidos pela família de artesãos do Galpão das Artes Guaicurus e a Reserva Indígena, a única no mundo a reunir três etnias numa mesma área: Caiuás (Kaiowá), Guarani (Nandeva) e Terena.

A Usina Velha, construída em 1949 para produzir energia elétrica para a cidade, e importante geradora de empregos na época, foi tombada como patrimônio histórico e cultural no ano passado, e é também ponto de encontro de turistas para fotos e filmagens.

E quem gosta de deliciosos doces caseiros e massas, além de crochê, bijuterias e pinturas em tecido, não pode deixar de visitar a sede da Associação de Mulheres Rurais, no Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados. Lá, os visitantes podem conhecer e comprar os produtos produzidos pelas cerca de 30 integrantes da associação que utilizam fibras de bananeira, palha de milho, sementes, argila e cabaças em suas produções.

Os atrativos naturais da cidade são um espetáculo à parte aos amantes da natureza e merecem destaque no itinerário de qualquer turista. Localizada no centro de Dourados, a Reserva Champagnat conta com uma extensa área de preservação ambiental, com vasta biodiversidade de flora e fauna. Um dos seus principais atrativos é a trilha ecológica, que pode ser percorrida em 30 minutos. E o melhor: o passeio é gratuito.

Crédito: Divulgação Prefeitura Dourados
Considerado um dos mais bonitos balneários do mundo, por conta de suas águas límpidas e transparentes, o Balneário Municipal de Jardim também conta um ambiente aconchegante para os turistas curtirem com a família, e oferece estrutura com salva-vidas, restaurante, churrasqueiras, além de acesso ao rio para cadeirantes.

Já no Recanto Ecológico Rio da Prata, além de flutuar durante quatro horas por um imenso aquário de águas cristalinas, em meio a dezenas de peixes e plantas aquáticas, o turista tem ainda a oportunidade de observar no local, animais silvestres e árvores centenárias.

Também em Jardim, as águas azuis da Lagoa Misteriosa têm o poder de impressionar qualquer pessoa. A visibilidade da água passa de 40 metros. No entanto, mergulhadores profissionais que já desceram a mais de 220 metros de profundidade afirmam não terem encontrado o fundo da lagoa, onde o visitante que pode escolher entre a flutuação e o mergulho.

Outra dica de ecoturismo ali pertinho é o Buraco das Araras, considerada a maior dolina (espécie de formação geológica) da América Latina, com 500 metros de diâmetro por 127 metros de profundidade. O nome é em razão da grande quantidade de araras que habitam o local. No entanto, além das araras, mamíferos como tatu, o tamanduá, o quati, o lobinho e outras 130 espécies de aves, incluindo curicacas e tucanos, também escolheram o lugar para viver. 

Investimentos do MTur - Desde 2005, o Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 12,90 milhões para melhorias na infraestrutura turística da cidade de Dourados. Os valores incluem repasses para obras de construção de praças públicas, do Museu da Colônia Agrícola, do Pavilhão de Eventos para Exposição, do Centro de Convenções, além de reforma e revitalização do terminal rodoviário.

Com MTur