THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

                                       
                                 
 > Enoticias      >  O Melhor do Bairro  

viajar é sonhar blog de viagens e turismo regional e no Brasil

viajar é sonhar blog de viagens e turismo regional e no Brasil



Booking.com

TURISMO REGIONAL


Para quem gosta de história, nada como conhecer o rico patrimônio arquitetônico de Itu, o Berço da República,
terra do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes

A grandeza do turismo da Estância de Itu
 


Com uma infinidade de atrativos o município de Itu, com uma população estimada em 163 mil habitantes (IBGE/2013), está entre as 70 estâncias turísticas de São Paulo e com 
seus 406 anos, reúne em seu território atrações de cunho histórico, religioso, ecológico, curioso, gastronômico e rural, atraindo os mais variados públicos durante todo o ano. 

Recentemente, a cidade firmou convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria Estadual de Turismo, no valor de mais de três milhões de reais destinados à infraestrutura da avenida Ermelindo Maffei, contribuindo assim para o turismo de compras, uma vez que a área é reservada ao comércio local e regional.

Graças ao saudoso comediante Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, artista conhecido em todo Brasil, a estância de Itu ficou conhecida como a Capital dos Exageros. Em um programa de televisão, nos idos dos anos de 1960, Simplício, durante suas piadas, criou o mito de que em Itu tudo era grande. A partir disso, os turistas voltaram seus olhos para a cidade que, por sua vez, começou a comercializar objetos em tamanho gigante e colocou em sua praça central um telefone público enorme e um semáforo de proporções ampliadas.

Para as pessoas que gostam de história, nada como conhecer o rico patrimônio arquitetônico de Itu, o Berço da República, terra do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. Já os apreciadores do turismo religioso, é o destino perfeito, com belíssimas e seculares igrejas barrocas. Uma das facetas da importância cultural e do gosto dos ituanos pela tradição pode ser vista em diversos antiquários da cidade, em seus museus e no maior acervo de livros sobre o período republicano no País, a Biblioteca “Edgar Carone”, mantida pela Universidade de São Paulo.

Para os que gostam de atividades junto à natureza, a estância conta com a Estrada Parque, beirando o Rio Tietê, que se destaca como uma reserva de Mata Atlântica acrescida de atrações como campings, fazendas e uma gruta aberta à visitação. Há também o Parque Geológico do Varvito, que já atraiu mais de um milhão de visitantes desde 1995, graças aos paredões de rocha peculiar que lhe dão o nome. Em meio a tanta história, Itu ainda apresenta aos seus pequenos visitantes a Cidade da Criança e a Praça dos Exageros.

Vale ressaltar que Itu possui Conselho Municipal de Turismo que, segundo sua presidente Ana Paula Sbrissa, é uma entidade atuante em favor do setor. E muito em breve, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, lá estarão para consolidar um trabalho em conjunto com este Comtur.


Feriado de Corpus Christi em Brotas, SP

Aproveite o feriado para descansar e se divertir em Brotas. Casais encontram pousadas charmosas confortáveis, com decoração romântica e ampla estrutura de lazer, ou pousadas econômicas econômicas com ótimo custo/benefício para quem deseja aproveitar ao máximo o turismo de aventura em Brotas.

Famílias e grupos podem desfrutar dos hotéis fazenda e eco resorts de Brotas e região, que oferecem amplas áreas verdes, vivência rural e diárias com almoço, jantar e até o sistema "all inclusive", com toda a alimentação inclusa nas diárias.

As agências e operadoras de esportes de aventura se preparam para receber esse público com toda comodidade, garantindo sempre um atendimento acolhedor e muita diversão para todos que visitam Brotas.

Quem procura praticidade pode reservar pacotes que já incluem hospedagem e passeios com pagamento facilitado.

A gastronomia de Brotas é um capítulo à parte. Reconhecida pela altíssima qualidade e variedade, é possível encontrar na cidade e região opções simples e sofisticadas das mais diversas regiões do planeta, e criações próprias da cozinha caipira ou de premiados chefs.